ACIC participa de debate sobre segurança pública no Setor P Sul

Publicada em: 11/06/2012

ACIC participa de debate sobre segurança pública no Setor P Sul

O deputado Chico Vigilante (PT) realizou mais uma reunião para discutir questões relativas à segurança pública em Ceilândia. Desta vez, no colégio Tiradentes, na QNP 14/18, no Setor P-SUL. A primeira reunião foi no gabinete popular do parlamentar com comerciantes da área central da Ceilândia. O objetivo da ação é promover uma integração entre a comunidade e a Polícia Militar e Civil. Estiveram presentes, lideranças comunitárias representantes dos moradores do Setor P-Sul e do Pôr do Sol, além de professores e pais de alunos. Participaram também o subcomandante do 8º Batalhão da Ceilândia, Major Cristiano Ilineu, o delegado da 23ª delegacia do P- Sul, doutor Rafael, o diretor Regional da Policia Civil, doutor Adival Cardoso, o administrador regional, Ari Almeida, e o presidente da Associação Comercial, Clemiton Saraiva.

Os moradores pediram mais policiamento, no comércio, nas ruas e nas portas das escolas, nas feiras, principalmente nos fins de semana e no centro da cidade. Para eles, a presença do policial na rua proporciona uma sensação de segurança maior. O major Cristiano Ilineu, subcomandante do 8º Batalhão, observou que a polícia não consegue estar em todos os lugares por conta do efetivo que é limitado, mas pediu que a população seja os olhos e ouvidos da Polícia nas ruas. “Temos que estar unidos para combater a violência. Nós policiais precisamos da comunidade para realizarmos um trabalho pontual”, observou o Major que colocou o celular pessoal dele à disposição dos moradores.

O deputado Chico Vigilante observou que policiamento nas ruas é uma necessidade e tem que ser aumentado. E que tem como fazer isso. “Temos policiais cedidos para tudo que é canto”, disse ele. E deu uma boa notícia para a comunidade. Ele ligou para o Coronel Suamyr, Comandante – geral da Polícia Militar do DF, que autorizou a retirada imediata de cem policias do Tribunal de Justiça para as ruas do DF. 20 irão para a Ceilândia e os outros para diversas regiões administrativas.

O administrador regional, Ari de Almeida, ressaltou que a iniciativa do deputado Chico Vigilante necessita ser expandida para todos os cantos de Ceilândia. “Nós, na administração, trabalhamos em parceria com a Polícia Militar o tempo todo”, destacou. Ari destacou ainda que uma cidade iluminada também é investimento em segurança. “A Ceilândia está iluminada com recurso de emenda destinada pelo deputado Chico Vigilante”.

O presidente da ACIC, Clemilton Saraiva, observou que com a infraestrutura que possuem é difícil combater a marginalidade. “O policiamento tem que ser ostensivo e inteligente, a nossa companhia do P- Sul não pode ser um deposito de policiais apenas”, observou. Saraiva, destacou também a necessidade de ampliação do efetivo policial com a retomada das obras do 10º Batalhão da PM em Ceilândia norte.

Outras reuniões como esta ocorrerão em diversas escolas da Ceilândia, a pedido de professores. O objetivo é fortalecer o laço criado entre a polícia e a comunidade. Segundo Chico Vigiante, "a escola, como foi observado aqui, é um lugar de discussão, onde todos nós aprendemos e fazemos multiplicadores dessa ação em prol de toda a população".

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic