Ceilândia é referência em atendimento a criança

Publicada em: 07/12/2012

A Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia conta com um serviço referência no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O Programa de Pesquisa, Atendimento e Vigilância às Pessoas em Situação de Violência aplica metodologias do Centro de Orientação Médico Psicopedagógico (Compp) e do Adolescentro e chama-se Programa Flor de Lotus.

Segundo o coordenador regional do Programa, enfermeiro João Narcizo de Souza Junior, houve uma reformulação das ações em 2009. “A equipe foi treinada para atender as demandas dos pacientes de Ceilândia que ainda não contavam com um serviço especializado quando sofriam algum tipo de violência, principalmente sexual”, esclarece João Narcizo.

O objetivo principal do Flor de Lótus é desenvolver ações de prevenção e atendimento às vítimas de violência visando reduzir os efeitos dessas agressões, pois a OMS reconhece a violência como um grave problema de saúde pública, além de constituir uma violação dos direitos humanos e englobar todo um sistema social.

João Narciso esclarece que o Flor de Lótus faz parte da rede social de Ceilândia, atendendo às demandas dos centros de saúde, pronto socorro pediátrico e adulto, além de receber demandas do Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Compp, Adolescentro, Conselho Regional de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. Os atendimentos são realizados seguindo fluxos pré-estabelecidos com objetivo de garantir acesso e qualidade na assistência.

O Flor de Lotus conta com uma com equipe formada por psicólogo, assistente social e enfermeiros. São profissionais especializados para oferecer atendimento humanizado e de qualidade às pessoas que sofreram violência física, psicológica e sexual. O programa atende vítimas e seus familiares. De janeiro a novembro foram realizados 2.231 atendimentos, entre consultas individuais e trabalhos em grupo.

Atualmente, a equipe do Flor de Lótus está participando de um treinamento para atuar junto a ofensores sexuais, promovido pelo Compp, em parceria com o Ministério da Justiça.


Regina Célia

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic