Ceilândia receberá curso sobre manipulação de alimentos

Publicada em: 21/03/2013

Ceilândia receberá curso sobre manipulação de alimentos

A Associação Comercial de Ceilândia ( ACIC), preocupada em levar informações sobre as boas práticas na manipulação de alimentos e a legislação aplicável, irá disponibilizar curso dirigido às Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Micro Empresa (ME) que atuam no ramo da alimentação, com ou sem manipulação em Ceilândia.

A capacitação dos empresários e colaboradores constitui-se em mais um instrumento centrado na educação, objetivando ressaltar a responsabilidade daqueles que trabalham e manipulam alimentos, a compreensão dos problemas de saúde e a importância da produção de alimentos seguros, pois o alimento é fonte de energia e de saúde para o homem, portanto não pode e não deve ser fonte de doença.

O presidente da ACIC, Clemilton Saraiva, destaca que este tipo de capacitação visa preparar o empreendedor para a necessidade de observar a legislação aplicável, instrumento necessário para a defesa da saúde dos consumidores e, a obediência às exigências da legislação sanitária, de forma que o empresário cumpra o seu dever de cidadão e não seja surpreendido por falhas durante os processos de fiscalização da vigilância sanitária .

No contexto

As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene utilizadas em todos os países do mundo, necessárias para garantir a produção de alimentos seguros. No Brasil, desde 1993, está regulamentado que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos estão obrigados a adotarem as suas próprias Boas Práticas de Manipulação, de acordo com a atividade desenvolvida e com as suas instalações e equipamentos.

Segmentos empresariais

Cantinas, bufês, confeitarias, delicatessens, lanchonetes, padarias, pastelarias,

restaurantes, cozinhas industriais, cozinhas institucionais e outros estabelecimentos

congêneres.