Centro Administrativo do GDF tornar Ceilndia ainda mais atrativa economicamente

Centro Administrativo do GDF tornar Ceilndia ainda mais atrativa economicamente O Centro Administrativo do GDF, que est sendo construdo entre Ceilndia eTaguatinga vem alterando a realidade urbana e econmica de toda a regio, Ceilndia ser uma das mais impactadas visto que o empreendimento fica na entrada sul da cidade. O ritmo das obras j demonstram que a expectativa de entrega de parte dos prdios ao GDF at o final do ano se concretizar. Ficando a outra parte para o final do segundo semestre de 2014. A regio j vem sendo objeto da implantao de novos investimentos por parte da inciativa privada interessada em instalar equipamentos que venham atender as demandas dos servidores do GDF que iro se instalar naquele centro administrativo. O impacto de externalidades sofrido pelos empreendimentos existentes na regio j comeam a aparecer padarias e outros servios j comeam a serem instalados e melhorados em busca dos resultados que as demandas dos novos clientes iro trazer. O Centro Administrativo do GDF ser composto por 16 prdios que iro propiciar uma economia de aproximadamente R$ 11 milhes por ms com aluguel ao GDF alm da disponibilizao mais prxima dos servios do governo na regio que concentra 70% da populao do DF. No bastasse todo este cenrio a Codeplan divulgou no dia 02 de maio de 2013, pesquisa que demonstrou que 73% dos servidores pblicos do Distrito Federal residem fora do Plano Piloto. O estudo aponta que dos 163,7 mil servidores pblicos, apenas 44,2 mil residem no plano piloto e imediaes. A pesquisa aponta, tambm, que 86,27% dos servidores pblicos federal trabalham no Plano Piloto e desse percentual somente 26,72% residem na regio. Para o presidente da Associao Comercial de Ceilndia(ACIC), Clemilton Saraiva, a transferncia dos servidores pblicos do GDF para o Centro Administrativo ir dinamizar ainda mais a economia de Ceilndia, fazendo crescer o comercio e a prestao de servio na regio de Ceilndia e Taguatinga, visto que as demandas concentradas anteriormente no plano piloto e adjacncias iro se desconcentrar e trazer para a regio redes de fast food, restaurantes, cadeias de lojas e magazines, escritrios de prestao de servios diversos, grandes e pequenos shopping, dentre outros. Para Saraiva todos esses investimentos trazem consigo grandes demandas, ele destaca que a qualificao e a formao de profissional so os grandes desafios a serem enfrentados frente s exigncias de qualidade e atendimento exigidos pelos novos e qualificados consumidores. O Presidente da ACIC destaca que j pensando assim os empresrios e sociedade fizeram diversos movimentos, capitaneados pelo Deputado Chico Vigilante, e conseguiram junto ao GDF e governo federal a construo de um Instituto Federal de Educao nas proximidades do centro administrativo para que se opere um grade esforo de formao profissional para atender as demandas que iro advir. Segundo Saraiva, esta escola em pleno funcionamento ir formar 1800 profissionais por ano.

Notícia publicada em: 03/05/2013