Eleição do novo conselho de saúde de ceilândia

Eleição do novo conselho de saúde do df Usuários e Trabalhadores elegem nesta terça-feira (1), os integrantes do Conselho Regional de Saúde de Ceilândia para o mandato do triênio 2013 a 2016. O Fórum do segmento usuário será às 10h e dos trabalhadores, às 15h, no auditório da Pediatria do Hospital Regional de Ceilândia. O novo conselho atuará na fiscalização e no controle da execução da política de saúde, inclusive quanto aos recursos econômicos e financeiros. De acordo com a secretária-executiva do Conselho Regional de Saúde de Ceilândia, Luanna Vilas Boas, o conselho atua desde a formulação, opinando, promovendo e participando de encontros com a comunidade e outros setores relacionados às políticas de saúde, até a fiscalização sobre a execução das propostas definidas e sobre a correta aplicação dos recursos destinados aos projetos. O Conselho Regional de Saúde de Ceilândia será composto por 32 membros, sendo 16 representantes da comunidade (usuários), 8 trabalhadores e 8 gestores com igual número de suplentes. Segundo a secretária-executiva, a distribuição das vagas segue o estabelecido na Lei 8.142/1990. Os conselhos de saúde devem ter composição paritária, ou seja, 50% para usuários, 25% para trabalhadores e 25% para gestores. Para ela, o Conselho de Saúde “é uma forma de participação da sociedade civil e dos trabalhadores no gerenciamento da saúde em nossa cidade. É um importante meio para fiscalização da aplicação do dinheiro público e da assistência prestado a nossa população”. É por meio do conselho que os cidadãos podem influenciar as decisões do governo relacionadas à saúde e, também, o planejamento e a execução de políticas do setor. “Cada conselheiro tem que estar a favor da vida e da saúde, defendendo o acesso aos serviços de qualidade”, diz Luanna Vilas Boas. Atribuições do conselho.

Notícia publicada em: 01/10/2013