Como controlar as despesas e receitas de sua pequena empresa

Como controlar as despesas e receitas de sua pequena empresa Coloque as contas de sua micro empresa em dia com o software - Acompanha-ME, uma ferramenta de controles financeiros básicos disponibilizada pelo Sebrae no DF. Com base na experiência do Programa de Agentes Locais de Inovação – ALI, que identificou em grande parte dos empreendimentos atendidos a necessidade por controles financeiros básicos, e preocupados com a gestão dos pequenos negócios, o Sebrae no DF desenvolveu, em parceria com empresas de tecnologia locais, um software para ajudar no controle financeiro de micro empresas. O software, denominado Acompanha-ME, está sendo distribuído gratuitamente desde julho de 2012 e ajuda nos controles gerenciais básicos de receitas, despesas e fluxo de caixa, facilitando a gestão financeira da micro empresa. O programa foi elaborado pela MTZ Tecnologia e Informática a pedido do Sebrae. Para colocá-lo em prática, cinco unidades da instituição trabalham juntas: Inovação e Tecnologia, Comércio, Serviços, Indústria, Atendimento individual e Tecnologia da Informação e Comunicação. O objetivo do Acompanha-ME é possibilitar às micro empresas o acesso a controles financeiros básicos como suporte à tomada de decisões. Controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa e classificação dos tipos de despesas que a empresa possui, está entre suas principais funcionalidades. O Acompanha-ME é um instrumento não fiscal desenvolvido com a função de auxiliar ao empresário de Micro Empresa a compreender as diversas etapas da gestão financeira de seu negócio, bem como, apoiar em seu planejamento, por meio de informações financeiras como: faturamento e despesas de seu negócio. A gerente da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia, Flávia Firme, completa que a solução é uma excelente oportunidade para os empresários de micro empresas, pois sem controles financeiros básicos a gestão da empresa se torna mais difícil, sobretudo, em seu planejamento, o que impacta significativamente em sua sustentabilidade. “Com controles financeiros básicos o empresário de uma micro empresa, passa a ter uma percepção mais clara do seu empreendimento, podendo traçar um planejamento de forma mais estruturada e consistente”, concluiu Flávia. Este software permite que se faça o acompanhamento de receitas e despesas pagas e previstas, além de relatórios de consultas de informações. Quem tiver interesse em obter mais informações sobre o programa pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Sebrae no DF por meio do telefone 0800 570 0800 e baixar o seu tutorial.

Notícia publicada em: 01/10/2013