MUNDO PET EM FRANCO CRESCIMENTO EM CEILÂNDIA

A franca ascensão social e econômica de Ceilândia nos últimos 10 anos fez com que a população experimentasse outras alternativas de consumo e o que não poderia ser diferente o mundo do pet shop passou a fazer parte mais intensamente da vida do ceilandense, mercado que vem crescendo no fornecimento de produtos e serviços especializados. Em 2013, o mercado pet no Brasil experimentou um ano de crescimento recorde, para 2014 o setor de pets projeta um faturamento ainda mais expressivo. Para a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estima um aumento de 9,2% em relação a 2013, consolidando o país como segundo mercado mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dados da Abinpet o Brasil deve lucrar neste ano R$ 16,63 bilhões, com o incremento das indústrias de Pet Food (alimentos), Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza), Pet Vet (produtos veterinários) e Pet Serv (serviços e cuidados com os animais). Segundo ele, as vendas de Pet Food continuarão sendo a maior fonte de receita, ocupando quase 70% do faturamento do ano passado, seguidas por Pet Serv, com 17%. O Brasil é o país que detém mais marcas de produtos no setor, com mais de cem indústrias em atividade. Além disso, no ranking das maiores empresas do planeta, duas são brasileiras. Um dos poucos entraves para que o mercado alcance ainda mais destaque, observa ele, é a concorrência desleal de produtos chineses. A invasão dos cães no Brasil Segundo dados da Abinpet, existem hoje no Brasil mais de 37,1 milhões de cães e o número de gatos supera os 21,3 milhões. Ainda de acordo com a Abinpet, o Brasil é a quarta maior nação do mundo em população total de animais de estimação e a segunda em cães e gatos. Além disso, existem 26,5 milhões de peixes e 19,1 milhões de aves. Outros animais somam 2,17 milhões, totalizando 106,2 milhões de pets em escala nacional. Para a Abinpet embora pareçam exagerados esses números, o setor de criação de mascotes ainda engatinha no país. Atualmente, são cerca de 4.000 criadores de animais de estimação, mas esse número poderia ser bem maior, caso as exigências não fossem tão severas. Mundo dos bichos em Ceilândia Levantamentos preliminares da Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), dão conta de que na cidade o mundo pet somado as empresas de serviços e venda de produtos para cães, aves, gatos e outros animais de estimação Ceilândia já conta com mais de 150 micro, pequenas e médias empresas estabelecidas. Este setor também se encontra em expansão. Também, no ramo de empreendedorismo individual com o oferecimento de serviços de cuidado especiais com animais (tosa, banho, vermifugação e outros) em domicilio ou em pequenos estabelecimentos instalados em residências. Ceilândia já dispõe de hotéis para cães onde os animais podem desfrutar de todos os mimos que um hotel para pessoas oferece. Conforto, qualidade, segurança e tradição. O Canil Dom Delius, localizado junto a BR 070, fica instalado em uma área verde com seis hectares, o hotel canil conta com profissionais qualificados que oferecem todo o suporte necessário para o desenvolvimento saudável dos cães.

Notícia publicada em: 17/04/2014