MUNDO PET EM FRANCO CRESCIMENTO EM CEILNDIA

A franca ascenso social e econmica de Ceilndia nos ltimos 10 anos fez com que a populao experimentasse outras alternativas de consumo e o que no poderia ser diferente o mundo do pet shop passou a fazer parte mais intensamente da vida do ceilandense, mercado que vem crescendo no fornecimento de produtos e servios especializados. Em 2013, o mercado pet no Brasil experimentou um ano de crescimento recorde, para 2014 o setor de pets projeta um faturamento ainda mais expressivo. Para a Associao Brasileira da Indstria de Produtos para Animais de Estimao (Abinpet) estima um aumento de 9,2% em relao a 2013, consolidando o pas como segundo mercado mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dados da Abinpet o Brasil deve lucrar neste ano R$ 16,63 bilhes, com o incremento das indstrias de Pet Food (alimentos), Pet Care (equipamentos, acessrios e produtos para higiene e beleza), Pet Vet (produtos veterinrios) e Pet Serv (servios e cuidados com os animais). Segundo ele, as vendas de Pet Food continuaro sendo a maior fonte de receita, ocupando quase 70% do faturamento do ano passado, seguidas por Pet Serv, com 17%. O Brasil o pas que detm mais marcas de produtos no setor, com mais de cem indstrias em atividade. Alm disso, no ranking das maiores empresas do planeta, duas so brasileiras. Um dos poucos entraves para que o mercado alcance ainda mais destaque, observa ele, a concorrncia desleal de produtos chineses. A invaso dos ces no Brasil Segundo dados da Abinpet, existem hoje no Brasil mais de 37,1 milhes de ces e o nmero de gatos supera os 21,3 milhes. Ainda de acordo com a Abinpet, o Brasil a quarta maior nao do mundo em populao total de animais de estimao e a segunda em ces e gatos. Alm disso, existem 26,5 milhes de peixes e 19,1 milhes de aves. Outros animais somam 2,17 milhes, totalizando 106,2 milhes de pets em escala nacional. Para a Abinpet embora paream exagerados esses nmeros, o setor de criao de mascotes ainda engatinha no pas. Atualmente, so cerca de 4.000 criadores de animais de estimao, mas esse nmero poderia ser bem maior, caso as exigncias no fossem to severas. Mundo dos bichos em Ceilndia Levantamentos preliminares da Associao Comercial de Ceilndia(ACIC), do conta de que na cidade o mundo pet somado as empresas de servios e venda de produtos para ces, aves, gatos e outros animais de estimao Ceilndia j conta com mais de 150 micro, pequenas e mdias empresas estabelecidas. Este setor tambm se encontra em expanso. Tambm, no ramo de empreendedorismo individual com o oferecimento de servios de cuidado especiais com animais (tosa, banho, vermifugao e outros) em domicilio ou em pequenos estabelecimentos instalados em residncias. Ceilndia j dispe de hotis para ces onde os animais podem desfrutar de todos os mimos que um hotel para pessoas oferece. Conforto, qualidade, segurana e tradio. O Canil Dom Delius, localizado junto a BR 070, fica instalado em uma rea verde com seis hectares, o hotel canil conta com profissionais qualificados que oferecem todo o suporte necessrio para o desenvolvimento saudvel dos ces.

Notícia publicada em: 17/04/2014