Festódromo de Ceilândia se encontra arquivado na Novacap

Publicada em: 24/01/2012

Para o governador Agnelo Queiroz tornar permanente Ceilândia como sede definitiva dos desfiles das escolas de samba do distrito federal, basta agora vontade politica. Se encontra arquivado na Novacap, projeto de Oscar Niemeyer para a construção de um sambódromo no Distrito Federal. A obra seria erguida às margens da via centro norte(Taguatinga - Ceilândia) próximo ao campus Ceilândia da UnB e de uma estação do metrô um ponto de fácil acesso não só para os moradores da cidade, mas também para os moradores de Brazlândia, Taguatinga, Samambaia, Vivente Pires, águas Claras, Recanto das Emas, Riacho Fundo, ou seja, quase 1,5 milhão de pessoas seriam beneficiadas com uma arena de shows e de grandes espetáculos.

O projeto é mais do que um sambódromo. Niemeyer quis presentear a região, com mais uma obra sua, idealizando um festódromo, adaptável a eventos como Carnaval, São João, Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, peças folclóricas como o Boi Bumbá, forró e muitos outros. O projeto arquitetônico completo do Sambódromo foi feito em 2008 a partir de um desenho de Niemeyer, no governo Arruda. O projeto é de autoria dos arquitetos brasilienses Carlos Magalhães e Fernando Andrade. Vale ressaltar que trabalho já foi pago pelo GDF.

O saudoso Joãozinho Trinta foi consultado quanto ao modelo do projeto do festódromo e solicitou algumas mudanças, ele informou aos projetistas que o projeto precisava ter arquibancada dos dois lados para que não houvesse dispersão do som, em especial da bateria. O projeto passou, assim, a incluir uma arquibancada fixa, que serviria para todos os eventos do ano, mas também uma arquibancada móvel, que seria colocada apenas na festa do Carnaval.

Sendo assim, a Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), entende que já temos um projeto que reduziria sobremaneira os custos com a montagem da infraestrutura do carnaval do distrito federal e viabilizaria não só a sua permanência como também serviria o ano todo para realização de diversos eventos em uma região tão carente de investimentos em cultura. O festódromo, conta com ilhas de apresentação separadas, para o caso de São João, Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, festas folclóricas(bumba meu boi) e arquibancada para todos os tipos de eventos, tem praça de alimentação , espaço para aulas e oficinas e seis espaços de almoxarifado para que as escolas de samba utilizem como logística de apoio para guardar fantasias e carros alegóricos. Ceilândia - DF, 24 de fevereiro de 2012

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic