O que acontece com a entrega do campus da UnB-Ceilândia

Publicada em: 11/02/2012

Lançada a pedra fundamental em 2007 a obra do campus da Unb Ceilândia carrega em seu processo histórico de implantação cheio de encontros e desencontros em função das diversas postergações na entrega da sua infraestrutura a comunidade estudantil. De inicio a construção do campus foi entregue a uma empresa que ao longo da obra apresentou dificuldades financeiras por diversas vezes o que resultou na marcação de diversos prazos para entrega da obra, todos eles descumpridos. No final de 2011, o contrato da construtora foi cancelado.

Não só estas questões compõem a construção do campus, o processo de descentralização das atividades da UNB não foi um parto fácil a sua efetivação teve certo preconceito velado por parte da elite de professores e estudantes radicados no plano piloto, o que fez com que os movimentos da sociedade civil organizada, em especial, de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, lutassem e conseguissem manter a UnB Ceilândia, hoje funcionando em instalações provisórias no Centro de Ensino Médio 04, em Ceilândia Sul, atendendo mais 2 mil alunos.

Não bastassem todos estes fatos, a luta continuou sem trégua, em função dos constantes atrasos na entrega do campus definitivo, alunos, empresários e movimentos sociais fizeram diversas manifestações e sempre recebem a promessa de em breve as novas instalações, que fica as margens da via P Sul Taguatinga e ao lado da via de ligação Ceilândia Samambaia, serão entregues a sociedade.

Agora vem mais uma surpresa, o Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu o edital de licitação para realização das obras complementares no campus da Universidade de Brasília em Ceilândia devido à falta do projeto de fundação do auditório, informação sobre os meios de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e, também, memoriais do edital precisam ser corrigidos devido ao uso de termos técnicos inadequados.

Para a Associação Comercial de Ceilândia(ACIC), não há quem entenda o que acontece com a finalização de tão importante obra para a educação dos jovens da cidade, o que é era pra ser um presente vem se tornando numa dor de cabeça para os estudantes que desejam ter laboratórios, salas de aulas, biblioteca e auditório a disposição rapidamente.

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic