Estudo diz que mulheres são 56% dos novos empresários no DF

Publicada em: 15/08/2012

Do G1 DF - 15/08/2012

 

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que as mulheres são maioria quando o assunto é montar o próprio negócio no Distrito Federal. Entre janeiro e maio, elas representaram 56% das 14 mil pessoas que procuraram a entidade.

 

Francisca, que faz bonecas e bolsas na garagem de casa, no Itapoã, saiu do artesanato informal. “Mudou que procurei trabalhar com material de mais qualidade”, disse. “Sou uma pessoa apta a trabalhar no mercado sem medo de estar devendo nada para ninguém.”

 

Também de acordo com o levantamento, mais de 9 mil viraram empreendedores individuais e a maioria tem no novo negócio a única fonte de renda. O estudo mostra ainda que 51% dos pequenos empresários têm ensino médio ou curso técnico e que 43% deles trabalhavam com carteira assinada.

 

Dona de uma empresa de prestação de serviços de limpeza, Isabel Pinho dobrou o salário que ganhava como diarista. Agora ela fecha contrato com firmas maiores e distribui nota fiscal. “Antes eu ganhava pouco, faltavam coisas dentro de casa”, lembra a microempresária. “Hoje eu sou a minha chefe. É a minha empresa.”

 

Segundo um mapa elaborado pelo Sebrae, Taguatinga é a cidade com maior número de empresas individuais (2.602), seguida de Ceilândia (2.343) e Brasília (1.680).

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic