Ceilândia emprega 1/3 de sua população com atividade remunerada

Publicada em: 09/11/2012

Ceilândia emprega 1/3 de sua população com atividade remunerada

Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD 2010/2011, a população ceilandense ocupada segundo o setor de atividade remunerada é de 157 mil pessoas sendo que deste contingente a cidade absorve 33,3% dos seus trabalhadores por meio da atividade comercial.

Outra da parte da população, 29,7%, trabalha no Plano Piloto, seguido de Taguatinga com 12,0%. São também expressivos o contingente de ceilandenses que buscam sua remuneração no Setor de Indústria e Abastecimento, em Águas Claras, Samambaia e Guará.

23,1% da população de Ceilândia com atividade remunerada que trabalham em outras cidades tem seus esforços empregados  na prestação de serviços gerais e em outras atividades correlatas, seguido de 8,4% de servidores do GDF, 5,4% do setor de transporte, 3,7 no governo federal, 5,7% trabalhadores da educação e saúde, 4,4% serviços domésticos e os demais em outras atividades diversas.

A pesquisa Codeplan registra que a renda domiciliar média da população de Ceilândia, apurada é da ordem de R$2.407,00 correspondentes a  4,7 salários mínimos (SM) e a renda per capita é de R$604,00.  A distribuição da renda domiciliar bruta mensal, segundo as classes de renda , com base em múltiplos de salários mínimos, foi onde  se identificou  o dado mais expressivo da pesquisa quando analisado o agrupamento de mais de dois até dez SM, que concentra a metade dos domicílios. Os que percebem acima de dez SM representam somente  8,4%. Já os que recebem até dois são nada menos que 37,2% SM.

Para o presidente da Associação Comercial de Ceilândia, Clemilton Saraiva, os dados da pesquisa Codeplan demostram e projetam o processo de ascensão social e econômica de Ceilândia. Para Saraiva estes dados em uma próxima coleta irão refletir ainda mais a mudança do perfil socioeconômico da população de Ceilândia impulsionado pelos novos ceilandenses que irão ocupar os mais de 7 mil apartamentos construídos e em construção na cidade, além dos novos ocupantes dos empreendimentos como o  centro administrativo do distrito federal e do shopping JK, que sem encontram  em construção, respectivamente, na antiga rodoviária de Taguatinga/Ceilândia e na via Hélio Prates(entrada de Ceilândia).