GDF faz apreensão de carne clandestina

Publicada em: 29/11/2012

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal apreendeu cinco toneladas de carne na DF-290, próximo à entrada do Gama, durante fiscalização que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (28). Segundo a assessoria da pasta, a carne foi apreendida porque era transportada a 18º C, quando deveria estar abaixo de 0º C.

De acordo com o gerente operacional de inspeção da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura, Athaualpa Costa, a nota fiscal da mercadoria apontava que as carnes seriam entregues na cidade de Luiziânia, no estado de Goiás. No entanto, o gerente diz que não existe uma confirmação sobre o destino final do alimento.

Mercadoria que ainda não tinha sido descarregada do caminhão (Foto: Willian Farias/ G1)Mercadoria que ainda não tinha sido descarregada do caminhão (Foto: Willian Farias/ G1)

A carne está guardada em um frigorífico nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). De acordo com agentes da Dipova, a carne deve ficar em uma câmara de resfriamento até que se faça uma análise para descobrir se o alimento será incinerado ou doado para instituições de caridade cadastradas junto ao órgão. Antes disso, o proprietário das carnes tem dez dias para entrar com um recurso judicial para conseguir liberar a mercadoria.

Risco

O gerente de inspeção da Dipova afirma que, dependendo da condição, a ingestão dessas carnes pode gerar sérios problemas de saúde. “Se a carne estiver contaminada, o consumo pode gerar uma intoxicação alimentar e até levar à morte.”

Fonte: G1DF – 29/11/12

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic