BUBALINOS FAZEM PARTE DA PAISAGEM RURAL DE CEILNDIA

Embora seja uma cidade conhecida principalmente por ser o bero dos nordestinos e ter a maior populao do DF, Ceilndia, no auge dos seus 42 anos, permanece com riquezas pouco conhecidas em sua vasta rea rural. A regio, alm de abrigar belezas naturais, o local de maior criao de bfalos do DF, com aproximadamente 500 cabeas. Longe dos edifcios, dos monumentos e dos olhares dos moradores, a Fazenda Babau, no Ncleo Rural Boa Esperana, situado s margens da DF-180, em Ceilndia, foi a localidade escolhida, h 15 anos, pela paulista Leni Cndido da Cruz, 68 anos, para a criao dos bfalos. "Antes de criar os bfalos eu criava bois, mas tinha muita alergia a carrapatos e o rebanho atraia muito esses bichos. A minha sorte foi que descobri que bfalos no tm carrapatos e ento comecei a cri-los. De incio, foram 15 fmeas e um macho, e hoje chegamos a quase 500 cabeas", explicou. Divididos em vrios piquetes pequenas reas de pasto-, o rebanho ocupa boa parte dos 279 hectares da propriedade rural que cercada por eucaliptos e cortada por veios de gua que saem de 11 nascentes trs delas descobertas pelos bfalos. Para a criao, so oferecidos diariamente cerca de 60Kg de alimentos a cada um dos animais e para manter a fazenda abastecida, mensalmente, so adquiridas 7,5 toneladas de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), quantidade que complementada por silagem produzida na propriedade. Apesar de serem animais de grande porte, que pesam entre 600kg e 900kg, a criadora garante que so "extremamente dceis" e mais fceis de lidar do que bois. Por isso, as cercas dos currais no ultrapassam 1m de altura e os bfalos ainda contam com "reas de lazer", com sombra e gua fresca. "Criar bfalos muito agradvel, porque eles so mansos e tranquilos. Eles tm uma cara fechada, feia, que assusta, mas isso s fachada. D muito prazer estar todo dia ao lado desses animais", frisou. PAIXO Mesmo os bubalinos sendo grandes e colocarem medo em quem os v pela primeira vez, Leni conta que eles so "curiosos e timos companheiros", tanto que revelou que s vezes, para se desligar da correria do dia a dia, vai passear com o bfalo preferido, o de nmero 1083. "Esse bfalo o mais mansinho. Ele o meu psiclogo. Quando preciso, vou passear pela fazenda e conversar com ele, e ele sempre me escuta com ateno e tambm encosta a cabea em mim, como quem entende o que o outro sente. Ele bem tranquilo e s tem 680kg, quase um filho", brincou. A tranquilidade dos animais, no entanto, motivo de pnico para pessoas que invadiram a propriedade. Uma vez -lembrou Leni aos risos-, vendedores entraram com um veculo na fazenda e antes mesmo de chegar a sede foram interceptados pelos animais, que cercaram o carro e impediram a movimentao dos vendedores. Nesta ocasio, segundo a criadora, foi necessrio a presena de um dos ajudantes da fazenda para "libertar os vendedores acuados". PRODUO Dados da Associao Brasileira de Criadores de Bfalos revelam que a carne desses animais possui caractersticas superiores bovina. Se comparados, os bubalinos possuem 55% menos calorias, 40% menos colesterol e 12 vezes menos gorduras. Outro ndice que torna a carne de bfalos mais indicada para o consumo que ela possui 11% a mais de protenas e 10% a mais de minerais. Diante de todas essas propriedades da carne, demanda no falta, segundo a criadora. Porm, a oferta da carne ainda pouca no Distrito Federal e conforme ela revela, poucos frigorficos se interessam em vender esse alimento devido s exigncias de qualidade feitas por ela. "Temos uma dificuldade enorme para vender e tambm mo de obra para criar, para tirar o leite e para o abate. Ainda enfrentamos muita dificuldade, mas, mesmo assim, compensa criar esses animais", disse Leni, que mantm um laticnio parado, desde 2010, por falta de mo de obra. Mesmo diante das dificuldades, a criadora no desanima e conta sempre com o apoio da Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Distrito Federal (Emater) que visita frequentemente a propriedade para acompanhar o desenvolvimento do rebanho. Na fazenda, em uma paisagem exuberante, Leni afirma ser muito feliz ao lado de seu rebanho, na cidade que a acolheu para que pudesse tornar realidade o sonho de criar animais. "Na poca em que vim para Ceilndia essas terras eram o que tinha de melhor. Ento, comeamos a trabalhar, tivemos todo o cuidado com o meio ambiente e tornamos realidade tudo o que temos hoje. Sou muito grata a essa cidade", finalizou a criadora.

Notícia publicada em: 30/11/2013