Ceilândia: Classe média faz seguimento fitness crescer

Estudo feito pela Serasa Experian em parceria com o Instituto Data Popular, divulgado em fevereiro de 2014, 18, denominado "Faces da Classe Média" faz um diagnóstico detalhado dos perfis que compõem a classe média brasileira, com o objetivo de permitir que empresas, agências e profissionais de marketing, estudiosos e gestores de políticas públicas disponham de dados para traçar suas estratégias, desenvolver serviços e produtos e entender melhor seu público-alvo. Hoje, a classe C é composta por cerca de 108 milhões de pessoas, que gastaram mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e movimentaram 58% do crédito no Brasil. Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular "a classe média deixou de ser um segmento de mercado e para a maioria das categorias se tornou o principal público consumidor". "Entender as várias faces desse público é fundamental para que empresas e o poder público possam desenvolver estratégias mais eficientes de marketing e comunicação, afinal estamos falando de mais de 100 milhões de pessoas", completa. O perfil de acesso à internet da classe C foi dividido em quatro grupos. No grupo chamado de "promissores", que inclui pessoas com média de idade de 22,5 anos, 72% acessam a internet, enquanto no grupo denominado "batalhadores", 41% acessam a rede e tem média de idade de 40,4 anos. Já no grupo classificado como "experientes", a média é de 65,8 anos e o acesso a web é de 7%, e no último grupo, o dos "empreendedores", a média de idade é de 43 anos e o acesso à internet é de 60%. O estudo também revelou as intenções de compras da classe C neste ano, mostrando que ela pretende adquirir cerca de 7,8 milhões de notebooks, 4,5 milhões de tablets e 3,9 milhões de smartphones e celulares. A pesquisa inclui ainda a intenção de compras de televisores (6,7 milhões), carros (3 milhões), geladeiras (4,8 milhões), máquinas de lavar roupa (3,9 milhões), viagens nacionais (8,5 milhões), entre outros itens. O estudo aponta que a classe média está mais concentrada na região Sudeste do Brasil, com 43%, seguida pelo Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (8%). O grupo dos Promissores: esse grupo totaliza 14,7 milhões de pessoas, 19% da classe média, e é formado por jovens, com média de idade de 22,2 anos. Os solteiros são maioria (95%), 59% têm ensino médio completo e 57% têm emprego com carteira assinada. Caracteristicas marcantes desse grupo são que 72% acessam a internet e, mesmo jovens, já vivenciaram situações de aperto e a necessidade de endividamento. Ao todo, 51% confidenciaram que se descontrolam financeiramente. Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso ao crédito ajuda a melhorar as condições de vida, mas a falta de prática faz com que acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas. O grupo dos promissores consome R$ 230,8 bilhões e seus membros são mais propensos em gastar em beleza, veículos, educação, entretenimento, itens para casa e tecnologia. Os principais produtos e serviços que querem consumir nesse ano são academia de ginástica, faculdade, curso profissionalizante, móveis para casa, notebook, smartphone, carro e moto. Ceilândia fitness Este grupo pode ser identificado em Ceilândia, onde o segmento de fitnes tem alavancado o crescimento com a instalação de novas academias ou incremento das existentes. Por exemplo temos a Academia Phisical em Ceilândia que vem se reinventando para atender a um público exigente e que centra a fidelidade na qualidade doss serviços prestados. Outra academia que desponta como referência deste setor é academia nova geração no setor O de Ceilândia, onde o diferencial oferecido aos clientes são os equipamentos de ultima modernos e de geração. O grupo de promissores estão distribuídos da seguinte forma: 42% no Sudeste, 25% no Nordeste, 15% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 9%, no Norte.

Notícia publicada em: 09/05/2014