Trem ligará Brasilia a Goiânia

Publicada em: 22/01/2013

Seis consórcios foram selecionados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por terem condições técnicas de construir a linha férrea ligando Brasília à Goiânia. As empresas tem até o dia 4 de março para enviar o estudo, que engloba pontos técnicos, econômicos e ambientais.

A obra está estimada em R$ 5,5 milhões e a licitação vai ser feita pelo menor preço. A expectativa do governo é que o estudo seja concluído em dez meses a partir da escolha do consórcio. A linha férrea vai ter 200 km de extensão e os trens devem trafegar a uma velocidade de 180 km por hora. Essa seria uma forma mais rápida de transporte entre as duas capitais, reduzindo a viagem de carro que hoje dura cerca de 3 horas para 1 hora apenas.

 A inovação do projeto é que o trem vai ter duas funções: 60% vai ser reservado para o transporte de passageiros e outros 40% da capacidade vão ser destinados ao transporte de cargas. A região que envolve Brasília e Goiânia concentra cerca de seis milhões de pessoas. O projeto de construção da linha férrea tem o apoio financeiro do Banco Mundial e é uma parceria entre os governos do DF e de Goiás.

Brasil 247 com

<< Mais Antiga       Mais Recente >> Histórico de Noticias
TV Acic
Cursos
Filiados
Rádios Acic